6 Oktoberfests imperdíveis no Brasil, em breve também no ESPORTE CLUBE MARICÁ.

Já não é mais preciso ir à Alemanha para aproveitar a Oktoberfest. Surgida em 1814 para celebrar o casamento do rei bávaro Ludwig, a festa se internacionalizou ao longo dos seus mais de 200 anos e se tornou evento obrigatório para os amantes da cerveja. Não é diferente no Brasil, com a realização de inúmeros eventos em diferentes Estados. O Guia da Cerveja selecionou 6 deles para você aproveitá-los nas próximas semanas. Confira:

São Paulo
A capital paulista recebe a sua segunda edição da Oktoberfest, festa que já integra o calendário de eventos oficiais da cidade. A programação cultural é diversificada e voltada para atrair toda a família. Serão mais de cem shows musicais e a expectativa de um público de 120 mil pessoas, atraídas por mais de 70 rótulos de cerveja e 60 opções gastronômicas. “A 2ª São Paulo Oktoberfest vai se transformar em uma parte bastante divertida da Alemanha durante os 11 dias de festa”, garante Walter Cavalheiro Filho, fundador da São Paulo Oktoberfest.
Serviço
Quando: 28 de setembro a 14 de outubro
Local: Sambódromo do Anhembi, na Avenida Olavo Fontoura, 1209

Blumenau
Colonizada por alemães, a cidade do interior catarinense é sinônimo de Oktoberfest no Brasil: desde 1984, realiza a maior e mais tradicional festa do estilo no país. O evento costuma reunir 500 mil pessoas anualmente, com pratos típicos da gastronomia germânica que podem ser harmonizados com chopes e cervejas artesanais e envazados. Também conta com desfile, concurso da realeza, shows e diversas outras atrações.
Serviço
Quando: 3 a 21 de outubro
Local: Parque Vila Germânica, na Rua Alberto Stein, 199

Belo Horizonte
Conhecida pelos seus bares e pela produção de diferentes cervejas artesanais, a capital mineira organiza a sua primeira Oktoberfest em 2018. O evento contará com a presença de mais de 50 cervejarias mineiras, disponibilizará cerca de 300 rótulos e terá foco na harmonização com restaurantes. Destaque ainda para as atrações musicais – com muito blues, folk, jazz e rock – que animarão o público em dois palcos.
Serviço
Quando: 4 a 6 de outubro
Local: Expominas, na Avenida Amazonas, 6200

Maricá
Outra cidade a receber sua primeira edição da festa é Maricá, localizada no interior do Rio de Janeiro. Serão dezenas de estilos diferentes de cerveja artesanal, além de comida alemã, shows ao vivo, danças típicas e concursos de trajes típicos, entre outras atrações. A bebida oficial do evento será da São José do Imbassaí, a primeira cervejaria da cidade. Mas outras convidadas também complementarão o “cardápio”.
Serviço
Quando: 27 e 28 de outubro
Local: Esporte Clube Maricá, na Rua Álvares de Castro, 172

Santa Cruz do Sul
Recheada de atrações culturais e artísticas, a Oktoberfest da cidade do interior gaúcho ocorre pela 34ª vez e homenageia os colonizadores alemães com o tema “Nossa Terra, Nossa Gente”. Haverá apresentações de grupos folclóricos e de corais, jogos germânicos e desfiles temáticos. “Através da dança, da música, da gastronomia, dos jogos germânicos e dos desfiles de carros alegóricos, mostramos para toda comunidade um pouco da herança cultural dos imigrantes. É isso que dá sentido para a Festa da Alegria e que a torna conhecida e reconhecida como a maior do Rio Grande do Sul”, destaca Mártin Brackmann Goldmeyer, coordenador de cultura do evento.
Serviço
Quando: 10 a 21 de outubro
Local: Parque da Oktoberfest, na Rua Galvão Costa, 755

Igrejinha
Realizada desde 1988 na cidade do interior do Rio Grande do Sul, a Oktoberfest apresenta shows de grandes artistas brasileiros, danças folclóricas, comida e bandinhas típicas. São diversos palcos espalhados no parque que recebe o evento, contando também com bandas de baile, orquestra e DJs. No dia 11 de outubro, véspera do início do evento, a Carreata do Chopp parte de Novo Hamburgo e percorre as cidades do Vale do Sinos e Paranhana, anunciando a chegada de bebida que abastece as mais de 150 chopeiras da festa.
Serviço
Quando: 12 a 21 de outubro
Local: Parque de Eventos Almiro Grings, na Rua Arlindo Geis, 25

Crédito:

guiadecerveja.com